Feira de Ciências do Albert - Veja tudo

• 9/19/2017
  • 12:28:49 PM

Dia 19 de setembro aconteceu a nossa FEIRA DE CIÊNCIAS. Veja tudo aqui!

FEIRA DE CIÊNCIAS ABORDA TEMAS RELACIONADOS À QUÍMICA

A manhã de quarta-feira, dia 20 de setembro, começou com muita interatividade entre os alunos do Externato Dr. Albert Sabin, durante o evento que marcou mais uma Feira de Ciências realizada pelo colégio. Na quadra, as turmas do Fundamental abordaram temas específicos sobre a fauna e a flora. Houve também quem enfocou tipos diversificados de minerais naturais e os resultados da ação do homem no meio ambiente.
FUNDAMENTAL – Os alunos do 5ᵒ ano expuseram sobre os cinco órgãos sensoriais do corpo humano. O objetivo, segundo a professora Bárbara Cristina, foi explicar aos alunos de modo prático que os sentidos estão interligados uns com os outros e desempenham papel preponderante na vida dos seres humanos. ‒ A pesquisa enfatizou a importância dos órgãos dos sentidos na vida das pessoas e como o paladar, o olfato e o tato interagem e estão intimamente ligados com a nossa visão – explicou a professora. ENSINO MÉDIO – Dentro das salas de aula, os alunos do Ensino Médio expuseram a ação química dos elementos minerais encontrados na natureza e os efeitos dos inventos tecnológicos no meio ambiente. O processo da experiência realizada pelas turmas do 2ᵒ ano consistiu em determinar a potência do Hidrogeniônico (pH) das substâncias líquidas. Foram apresentadas soluções, como suco de limão, vinagre, detergente, água, sabão em pó, água sanitária e suco de repolho.
‒ Dependendo da coloração, saberemos se eles são ácidos, neutros ou básicos, analisando a escala de 0 a 14. Assim, se a solução é menor que 7, a consideramos ácida; maior que 7 básica, e igual a 7 neutra – explicaram os alunos.
REAÇÃO QUÍMICA – Foram apresentados também os fatores que influenciam na velocidade da reação química. Foram postos sobre a bancada quatro copos com água, quatro comprimidos, a maquete mostrando uma Drogaria e uma lagoa poluída. Então os alunos explicaram: ‒ Podemos dizer que cada substância reage de modo diferente, de acordo com a temperatura ambiente. A Drogaria aqui representada trabalha para o bem-estar da população. Entretanto, os remédios se dissolvem na temperatura da água ou são jogados no lixo sem tratamento e isso mata a vida marinha e polui o meio ambiente.
Por sua vez, as indústrias também causam poluição ao emitir de gases tóxicos, prejudicando a saúde do homem e animais, da fauna e da flora, dificultando a nossa respiração e danificando o solo.
OXIDAÇÃO DO INOX – Mais um tema apresentado pelos alunos, a oxidação do inox se caracteriza pela transferência de elétrons entre as matérias desenvolvidas. Assim, quanto menor índice de oxidação apresenta a matéria maior será a quantidade de inox e quanto maior o índice de oxidação menor o inox. De acordo com a apresentação dos alunos do 2ᵒ ano do Ensino Médio